quinta-feira, 27 de maio de 2010

- Thunder Sound SL

Esse cabeçote eu peguei sem gabinete, com o circuito em péssimo estado. Após deixá-lo funcionando e trocar todos os capacitores (fonte e circuito), resolvi transformá-lo num combo com dois falantes de 12".

Abaixo seguem algumas fotos de quando ele chegou para mim.





Já faz certo tempo que ele passou por aqui, mas pelo que me recordo, o esquema elétrico é o mesmo do Thunder Sound Bass III (N), com exceção da presença de um controle de master volume. O amp usa duas 6L6, uma 12AT7 e uma 12AX7. Coloquei todas as válvulas JJ/Tesla, novas.

Me inspirei no Giannini Bulldog para fazer esse combo. E, após construir um gabinete novo e fazer o acabamento com material apropriado, ele ficou assim:









Os falantes são ambos Novik, porém não são "casados". Um deles possui o ímã um pouco maior que o outro. Atualmente tenho descartado esses falantes Novik, Bravox ou quaisquer outros desse mesmo naipe e tenho utilizado apenas falantes de boa procedência, como Jensen ou Eminence. Porém, já faz um bom tempo que trabalhei nesse amplificador, por isso ele ficou com Novik mesmo.

A diferença entre um falante de boa procedência (um Eminence Legend, por exemplo) e um desses Novik antigos é absurda. Recomendo com todas as minhas forças a quem esteja usando um valvulado Giannini com falantes Novik ou Bravox que ao menos teste um bom falante na sua caixa. Você vai entender o que estou dizendo quando tocar o primeiro acorde...

Gostaria de ter tirado mais fotos da construção do combo, mas só tenho essas abaixo:




Um abraço!

5 comentários:

  1. Amigo, tenho um head desse thunder sound SL.

    pode me indicar um bom par de falantes para eu contruir minha 2x12???

    achei MARAVILHOSO esse seu combo do SL.. queria saber se fica mais caro fazer uma 2x12 ou fazer um combo desses. Nos 2 casos, qual teria um melhor som? (o combo perde pro head+gabinete?)

    valeu!!

    joao - Sorocaba/sp

    ResponderExcluir
  2. Recomendo usar o Eminence Legend 12", pela relação custo x benefício.

    A diferença de preço entre fazer esse combo ou fazer só a caixa acústica é que o combo fica um pouco mais caro porque dá mais trabalho para fazer o acabamemento para acomodar o chassis. Numa caixa acústica não teria esse trabalho.

    O som mudaria pouca coisa na verdade. O que mudaria mais seria o fato de se usar a traseira aberta ou fechada. O combo tem vantagens e desvantagens. Vantagens: é mais prático; pode-se usar ele inclinado para se ouvir melhor e tem menos possibilidades de mau contato entre cabos de falantes, jacks de saída, etc. Desvantagens: fica realmente muito pesado transportar ele, já que o peso está todo num volume só.

    ResponderExcluir
  3. Meus Parabéns ficou muito bom seu trabalho e obrigado por ressucitar mais 1!!!!!Valew mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Antes de mais nd, parabens pelo trabalho!!!
    Posso fazer uma pergunta? Quais as caracteristicas da lampada piloto tu utilizou?

    abs
    Ian

    ResponderExcluir
  5. ola amigos belíssimo trabalho, seria possível transformar um Duovox 120g head em um combo como esse?

    ResponderExcluir